segunda-feira, 30 de junho de 2008

ADESÃO À TERAPEUTICA

Todos sabemos a importância que tem o cumprimento da prescrição médica em todo o tipo de doenças. Para além dos resultados da terapêutica, quando cumprida, o médico fica com a garantia se o tratamento é adequado ou se necessita de correcções.

Na Esclerose Múltipla, uma vez que é uma doença para a qual ainda não existe cura, é da maior importância o cumprimento dos tratamentos prescritos pelo médico, pois ainda que não sejam para curar a doença, dificulta pelo menos a progressão.

O descuido na toma, principalmente dos injectáveis, acontece com mais frequência em doentes que já fazem um determinado tratamento há vários anos e que se sentem bem, (sem surtos). Ao fim de algum tempo começam a pensar, (erradamente) que se interromperem as injecções, nada de mal irá acontecer!

Existem doentes que voluntariamente interrompem o tratamento e conseguem estar um ou mais meses sem que nada de mal lhes aconteça, até que em determinada altura surge um surto, normalmente violento. O doente fica alarmado e rapidamente compreende o erro que cometeu, no entanto o surto já está instalado e poderia ser evitado.

Os Hospitais fazem um grande esforço financeiro na gestão de stocks para garantir os medicamentos da Esclerose Múltipla e, não será muito correcto da parte dos verdadeiros interessados, para além do mal que fazem a si próprios, o não cumprimento da terapêutica prescrita pelo Neurologista.

4 comentários:

Anónimo disse...

Este comentario caiu-me "como uma luva", mas desde ha 2 meses que cumpro a minha medicação diaria.
E durante o espaço que fiquei sem medicação por auto reacriação fiquei muito mais cansada, e quando retomei senti-me como nova.
E realmente foi uma falta de respeito da minha parte para com todos vocês profissionais da saúde.
Obrigado por tudo!!!
Ana Sacramento

Mena disse...

Boa Noite
O pensamento é o único meio de
transporte mais rápido para chegar
em um sonho, na esperança de
transforma-lo em realidade !!!
A sua visita me deu Paz, ainda estou, com dores...mas tenho fé que irei melhorar.
Uma linda noite abençoada!!!
na santa paz de DEUS...
Beijinho
Mena

Anónimo disse...

Ola Enf. Carvalho... hoje passei a manhã no hospital,tinha uma infecção no pulmão, por isso as dores no meu peito, a medicação que tinha acabado não chegou, vou continuar, agora estou finalmente descansada, não tinha líquido...
Isso me deixava aterrorizada,tinha medo que fosse esse o caso, e a semana passada depois de estar 4 horas no hospital, resolvi entregar a pulseira e sair... Por indicação sua, hoje voltei.... e correu tudo bem.
Obrigada meu amigo.
Deixo um beijinho de boa noite
Mena
"Minha alma tem o peso da luz. Tem o peso da música. Tem o peso da palavra nunca dita, prestes quem sabe a ser dita. Tem o peso de uma lembrança. Tem o peso de uma saudade. Tem o peso de um olhar. Pesa como pesa uma ausência. E a lágrima que não se chorou. Tem o imaterial peso da solidão no meio de outros." (Clarice Lispector)

Mena disse...

Ola estou passando para desejar um bom Domingo junto de toda a família.
Vou deixar aqui escrito como me sinto neste momento meu amigo.
Estou com muita falta de força nos joelhos, vejo-me aflita para me conseguir levantar, pois os joelhos dobram-se. Torna-se horrível esta sensação de fraqueza, a falta de equilíbrio, mesmo andando com a canadiana... não me sinto com coragem de sair sozinha

Desculpe o desabafo...
SÃO MOMENTOS DE TRISTEZA
bjs
Mena
Hoje...

Hoje sinto uma tristeza...
estranha tristeza.
Vem do fundo da alma
E invade todo o meu ser.

Hoje é somente mais um dia,
mais um dia triste que existiu
em meu viver.

Hoje me invade a solidão do mar e
o frio da neve... hoje a sensação
é de falta de chão, alguém que não
possui o coração.

Olho em volta e não tenho mais
em que crer, olho para minha vida
e não há razão para viver...
hoje eu não tenho mais você.

Hoje sou apenas eu, apenas metade.
Sou música sem letra, noite sem lua,
justiça sem verdade...

Hoje sou apenas tristeza...
estranha tristeza...
sou eu sem você...
sou eu sem história...
sou eu sem porque... chorão

(autor desconhecido)

Kiss Flores