sexta-feira, 11 de abril de 2008

Lipoatrofia

A Lipoatrofia caracteriza-se pela atrofia completa ou parcial do tecido adiposo subcutâneo.
Qualquer doente portador de uma doença crónica e consequentemente tenha que fazer com regularidade um tratamento que envolva injectáveis subcutâneos, poderá vir a sofrer de lipoatrofia, caso não tenha alguns cuidados e não utilize uma técnica correcta.
É importante saber que os casos de lipoatrofia, são de difícil solução, como tal é da maior importância reduzir ao máximo a probabilidade de a mesma se instalar.
A grande maioria dos portadores de Esclerose Múltipla, estão sujeitos a tratamentos regulares com injectáveis (imunomoduladores). Para evitar este tipo de situação devem estar bem informados das técnicas adequadas para a auto.administração dos injectáveis e sempre que surjam dúvidas deverão as mesmas ser colocadas ao Enfermeiro que lhes dá apoio.
O mais importante é cumprir com a rotatividade dos locais onde se vai injectar. Alem disso é também necessário ter o cuidado de em cada zona distanciar sempre o local das últimas injecções.
Tendencialmente ao fim de vários meses a fazer a injecção, esta prática torna-se automática e como tal deixa de se ter o cuidado de escolher com pormenor o ponto onde se vai puncionar, isso pode levar a que as injecções sejam dadas muito juntas, surgindo zonas mais duras (calo), que mais tarde poderão provocar a tal LIPOATROFIA.

6 comentários:

loisa disse...

Ena, finalmente alguém a falar do assunto! Quanto mais tabu, mais estragos causa por ignorância. Continuo a achar q não seja só uma questão de rotatividade, pois em certos casos mesmo rodando bem, passados alguns anos, a lipoatrofia aparece e é inevitável. A não ser q se páre as injecções claro! Mas não é esse o objectivo... lembro q qd reparei q estava a começar a desenvolver o problema, descobri q havia uma ou outra área "imune" à lipoatrofia. Talvez se soubesse mais cedo do q se podia acontecer, talvez tivesse conseguido prolongar o tratamento. Por isso é tão importante falar com o enfermeiro. Só com a troca de experiências se contorna bem a questão.

Sou a favor da informação, em vez da atitude q até há pouco tempo era padrão, e q infelizmente ainda prevalece mt, o de pôr cabeça debaixo da areia e fingir q nada disto acontece com os injectáveis.

Obrigada mais uma vez Enf Carvalho, por ser diferente dos demais...

Anónimo disse...

Boa tarde,
Como a Luisinha diz, finalmente alguem a falar sobre o assunto! O tratamento que faço é o Copaxone e confesso que tenho bastante medo que algum dia venha a ter o problema(lipoatrofia)... é claro que eu tento nunca dar nos mesmos locais mas torna-se um pouco dificil, visto eu fazer logo o após a injecção um caroço que chega a durar bastantes dias senão bastantes semanas...nem com gelo o matulo desaparece!
Bom, mas vou tentar fazer sempre tudo direitinho!
Enfermeiro carvalho os meus parabéns por este seu Blog.
beijocas ternurentas desta sua amiga alentejana Anabela Rosado

Anónimo disse...

Bom... espero que esteja tudo bem com todos...
E agora pergunto eu:
E quando reparamos que temos umas covitas? O que devemos fazer?
Devemos falar com o nosso neurologista? Temos que mudar de medicamento?
Beijocas ternurentas desta amiga Alentejana,
Anabela Rosado

loisa disse...

Olha a maninha Alentejana querida! :)
Eu diria q o melhor é falar 1º com o enfermeiro de apoio. A lipoatrofia só tem tendência para aparecer em certo tipo de pessoas, tipicamente nas mulheres, q galo!). Encontrei um estudo sobre isso, podem ver aqui. Do contacto q tenho com outras pessoas com EM, realmente assim parece ser, a lipoatrofia só aparece nas mulheres. Não sendo uma condição q apresente riscos para vida da pessoa, a lipoatrofia afecta mt a nível estético o q poderá originar desequilíbrios emocionais e interferir na auto-estima. Se a condição se agravar mt, é necessário mudar de medicação.
No meu caso, passados 3 anos de Copaxone e ter aparecido a lipoatrofia, experimentei um interferão. Como não me dei bem, voltei ao Copaxone, mas a dar dia sim dia não, para evitar causar mais covinhas. Agora estou a ser ainda mais cuidadosa na rotação e a "descobrir" novos pontos para injectar. O Copaxone é o medicamento com q me dou melhor dentro dos q estão disponíveis, e como manter a EM sossegada é o mais importante para mim, só preciso fintar a lipoatrofia :)
O médico tb deverá ser informado posteriormente do processo, mas penso q o enfermeiro é quem mais nos ajudará nesta matéria.
Esta é a minha experiência! Beijocas, muitas!

Anónimo disse...

Olá doce muito mas muito obrigado pelo o teu comentário...
És uma querida maninha, eheheheheh
Pois tenho mesmo que falar com Enf Janeiro... é claro que vou ter que arranjar uma solução pois sinceramente não simpatizo muito com a ideia de mudar de medicação... ainda para mais agora que sinto-me tão bem:)
Mas tens toda a razão estecticamente não é nada bonito:(
Confesso que já me senti triste por ver as tais covinhas na minha perna brrrrrrrrrrrrrrrrr
Mas pronto... já está e quanto a isso nada se pode fazer...
Obrigado maninha do meu coração, eu até tinha pensado telefonar-te...
Sabes? Acho que este tema é pouco falado...
Até parece que existe algum problema falar nisso?!
Talvez seja impressão minha...
Bom... beijoquinhas ternurentas para ti doce desta tua maninha que jamais se esquecerá de ti,
Anabela Rosado

Anónimo disse...

Bom dia... hoje já me sinto muito melhor..

Fé não se encontra em banca de jornal,
Não é crônica, artigo, composição,
É uma essência espiritual,
Que cresce no meio da provação,

A fé, quando exercitada, remove montanhas,
Ensinou muito bem nosso Senhor Jesus,
É o grande prêmio que se ganha,
Quando se trilha o caminho da luz,

Fé é uma grande virtude da alma,
Comporta o problema de todo dia,
Com fé, serenidade e muita calma,
Os enfrentamos com muita alegria,

A fé não é privilégio de nenhuma religião,
Vem de palácios ou de uma simples tapera,
Transforma nossa vida através da oração,
Num eterno verde, tendo o perfume da primavera!


T.J.P.

Beijinho...Mena