domingo, 9 de março de 2008

A razão deste blog

Para aqueles que me conhecem, não será difícil entender a razão deste blog, para os outros não tenho outro remédio senão dar-me a conhecer e explicar o porque?

Então aqui vai:

Sou enfermeiro há já umas dezenas de anos e durante toda a minha vida profissional tive a sorte de trabalhar em várias valências, o que me deu oportunidade de aprender com pessoas que sabiam muito mais do que eu tanto na parte técnica como na humana, no entanto foi sempre com os doentes com quem mais aprendi.

Nos últimos vinte anos estive a trabalhar no Serviço de Neurologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra, prestando cuidados de Enfermagem a todas as doenças do foro neurológico, tendo nos últimos desses vinte anos dedicada parte do tempo a doentes com Esclerose Múltipla atendidos no Hospital de Dia.

Há 4 anos aposentei-me da função pública e passado pouco tempo fui convidado pela Senhora Drª. Livia e pelo Enfermeiro Licinio para dar apoio domiciliário aos doentes com EM medicados com Copaxone, claro que aceitei não só pelo facto de estar sem fazer nada mas principalmente pelo desafio que me era proposto.

Iniciei com 32 doentes e hoje apoio 224, posso dizer com toda a franqueza que nunca me senti tão realizado profissionalmente e nunca tive tantos amigos como agora.

Como facilmente se depreenderá a razão deste blog, é pois dar a conhecer aos meus doentes e não só, novidades de que vou tendo conhecimento e ouvir sugestões e comentário de forma a poder realizar um trabalho melhor .

6 comentários:

loisa disse...

Estou emocionada...
O meu enfermeiro tem um blog...

Há pessoas na vida, não muitas, a quem apetece agradecer do fundo do coração e da alma por existirem. O Enf. Carvalho é uma delas! É que "o meu enfermeiro" como ainda carinhosamente o trato, é o meu amigo Enf. Carvalho. Se hoje vivo bem com a EM, é também a si que o devo.

Ainda tem muita história para escrever, por tantas pessoas e vidas que ajuda de um modo único e efectivo, mostra que é possível ultrapassar pesadelos e monstros com o seu profissionalismo, sensibilidade e altruísmo, de quem trabalha por ordem do coração. Gostava de conseguir dizer por palavras a tranquilidade e segurança que transmite de cada vez que fala, e o quanto isso vale ouro para quem anda perdido na EM. Este blog será um espelho de tudo isso!

Hoje a esclerose múltipla ficou um pouco mais pequena com este novo espaço. Como a amizade não se agradece, obrigada por tudo o que é e pelo que faz.

Vou pôr um link no blog do Gang da EM, o Enf. Carvalho é uma referência para todos nós!

Vamos continuar a lutar por um mundo melhor para todas as pessoas com EM. Vemo-nos em breve por aí :) Um abração daqueles da menina da terra dos ovos moles...

fj disse...

Um grande abraço ao amigo e colega Henrique Carvalho.
Assim como o Enfermeiro Henrique, apoio doentes que utilizam Copaxone como forma de tratamento da E.M, eu no sul do pais. Desde já agradeço como profissional todo o conhecimento que me foi dado pelo Enf. Henrique e como amigo todo o tempo que temos passados juntos nos eventos, reuniões, simposios, etc... Um grande homem e um excelente amigo.
Bem haja Henrique e um grande abraço
Fernando Janeiro

Telmo Macarrão disse...

Boas, conheço alguns blogs de doentes, tal como o meu, mas de profissionais de saúde acho que é o primeiro, por isso irei estar atento e ser um leitor para ver como se passam as coisas do "outro lado da seringa" :). É nobre esse trabalho e luta que mantem em relação aos doente com EM. Desde já os meus cumprimentos e votos de um bom trabalho.

Telmo

Anónimo disse...

Bom... parabéns enfermeiro carvalho por esta sua iniciativa e é claro que vinda de si não me espanta, pois é um excelente ser humano...
Não sei se se lembra de mim, eu sou a alentejanita que estava grávida no nosso ultimo almoço que se realizou na Marinha grande em Novembro de 2007... pois é eu já tive a minha bébé... ela nasceu dia 13 de março, o meu parto foi de cesariana com anestesia geral e correu tudo bastante bem...
Neste momento ainda estou em recuperação devido á cesariana, mas em relação á EM ainda não senti rigorosamente nada graças a deus! Sinto-me bastante feliz pois com esta gravidez melhorei bastante!!!
Bom... tenho que terminar por hoje porque já oiço a minha bébé está na hora do leitinho...
Mas agora que tomei conhecimento deste seu blog, vou vir mais vezes!
Beijocas ternurentas desta sua amiga alentejana...

Mena disse...

ola boa noite.
Como lhe disse de manhã...vim procurar e o encontrei.A impressão que me conseguiu transmitir foi exactamente esta, de que se fala aqui nos comentários, de confiança... hoje piquei a primeira vez, com medo, e quando terminei, nem queria acreditar, que já tinha acontecido.
Obrigada pela atenção que me dedicou, e pela enorme calma, com que lidou comigo... agora sim penso que vou melhorar, ainda estou um pouco baralhada com tudo isto.
Mas vejo que Deus o enviou a si para me ajudar
O meu muito obrigada....e peço que nunca se esqueça de mim.
Beijinho com carinho
Filomena Macedo

Anónimo disse...

Olá, boa tarde!

Passo apenas para deixar umas palavras de agradecimento ao Enf. Carvalho. Uma pessoa extraordinária, excelente profissional e bom amigo!De facto é daquelas pessoas que marcam as nossas vidas! Concordo inteiramente com as palavras da loisa!:)
É notável a dedicação, o humanismo, sensibilidade e prontidão em ajudar do Enf. Carvalho para com os seus doentes. :)

Já agora para me identificar, sou a Liliana. Antes vivia em Leiria e era acompanhada por si e agora estou em Lisboa, igualmente bem acompanhada pelo Enf. Fernando Janeiro a quem aproveito para deixar também 1 beijinho e uma palavra de agradecimento!:)

Há tanto que se pode escrever mas por hoje fico-me por aqui, senão nunca mais páro. Hehe

Beijinhos e um muito obrigado por tudo, a uma pessoa que se dedica de coração a ajudar doentes. Obrigado, Enf. Carvalho!


Muita força e coragem para todos os doentes! Sejam felizes! :)