sábado, 15 de março de 2008

Reunião de doentes em Coimbra 2007

Em Outubro de 2007 realizou-se mais uma das reuniões que anualmente são feitas com os doentes e familiares a quem dou apoio domiciliário.
Foram feitas as seguintes apresentações: “Clínica na EM” pela Sr.ª. Dr.ª. Maria do Carmo do HUC, “Terapêutica da EM” Pelo Sr. Dr. Fernando Matias do HUC, “Reabilitação e Exercício Físico na Qualidade de vida da pessoa com EM” pela Sr.ª. Enfermeira Alda Melo e “ Como minimizar os efeitos secundários provocados com administração do Copaxone” apresentado pela minha pessoa.
De seguida houve uma sessão de perguntas e respostas moderada pela Sr.ª Dr.ª Livia de Sousa, Médica responsável pela Consulta de EM dos HUC.
No final decorreu um almoço com todos os presentes com um convívio agradável e onde foi possível a troca de experiências e saberes.
Seguem as fotos do referido encontro…


reuniao doentes 2007

domingo, 9 de março de 2008

A razão deste blog

Para aqueles que me conhecem, não será difícil entender a razão deste blog, para os outros não tenho outro remédio senão dar-me a conhecer e explicar o porque?

Então aqui vai:

Sou enfermeiro há já umas dezenas de anos e durante toda a minha vida profissional tive a sorte de trabalhar em várias valências, o que me deu oportunidade de aprender com pessoas que sabiam muito mais do que eu tanto na parte técnica como na humana, no entanto foi sempre com os doentes com quem mais aprendi.

Nos últimos vinte anos estive a trabalhar no Serviço de Neurologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra, prestando cuidados de Enfermagem a todas as doenças do foro neurológico, tendo nos últimos desses vinte anos dedicada parte do tempo a doentes com Esclerose Múltipla atendidos no Hospital de Dia.

Há 4 anos aposentei-me da função pública e passado pouco tempo fui convidado pela Senhora Drª. Livia e pelo Enfermeiro Licinio para dar apoio domiciliário aos doentes com EM medicados com Copaxone, claro que aceitei não só pelo facto de estar sem fazer nada mas principalmente pelo desafio que me era proposto.

Iniciei com 32 doentes e hoje apoio 224, posso dizer com toda a franqueza que nunca me senti tão realizado profissionalmente e nunca tive tantos amigos como agora.

Como facilmente se depreenderá a razão deste blog, é pois dar a conhecer aos meus doentes e não só, novidades de que vou tendo conhecimento e ouvir sugestões e comentário de forma a poder realizar um trabalho melhor .